Você já ouviu falar da formiga-cabo-verde (Paraponera clavata)? Em inglês, seu nome pode ser traduzido para formiga-bala (bullet ant), e ela não recebe esse nome por acaso. Este animal, de acordo com a ‘BBC’ e com o “Índice de Dor de Picadas de Schmidt”, possui a picada mais dolorosa do mundo, que dura de 12 a 24 horas.
Como esses animais vivem em florestas (como a Amazônia), mesmo nós que vivemos na América do Sul temos pouco contato com eles. Entretanto, o entomologista Justin Schmidt, responsável pelo “Índice de Dor de Picadas de Schmidt” (Schmidt sting pain index), provou na pele do que essas formigas são capazes.
Ele descreve a experiência como: “Pura, intensa e brilhante. Como andar sobre carvão aceso com uma agulha de 7 centímetros cravada no seu pé”. Schmidt afirma que já foi picado por mais 150 diferentes espécies de insetos – a maioria de forma acidental, mas ocasionalmente de propósito. Seu índice de dor classifica as picadas do nível um ao quatro, e, sem surpresas, a picada da formiga-cabo-verde está no topo.
Nível 4: formiga-cabo-verde, vespa caçadora,Nível 2: Abelhas Apis, Vespula squamosa, Dolichovespula maculata
Nível 1: Pseudomyrmex ferruginea
“Você não gostaria nem de imaginar o que é nível quatro. A dor é tão imediata e intensa que cala qualquer ideia normal de vida. Imagine colocar seu dedo em uma tomada de 240 volts e tomar um choque nesta potência”.
Nível 3: Polistes dominula, formiga-vermelha