De acordo com fontes locais, Israel está
avaliando a possibilidade de converter jatos comerciais Boeing 767 em
reabastecedores aéreos para a própria Força Aérea.
Os veteranos reabastecedores Boeing 707 em
serviço precisam ser substituídos e duas opções estão sendo estudadas. A
primeira corresponde ao Boeing KC-46A, que ainda está em fase de
desenvolvimento. A segunda opção refere-se ao B767MMTT (Multi Mission Tanker
Transport), conversão do comercial 767 desenvolvida pela Israel Aerospace
Industries (IAI).
O KC-46A estava sendo o único possível
substituto considerado pela Força Aérea de Israel, mas os constantes atrasos do
programa fez com que o B767MMTT emergisse como alternativa. O preço unitário do
KC-46A também pesou na mudança de foco do programa de substituição.
A IAI já converteu, em sua linha de produção de
Bedek, um Boeing 767-300ER para a versão B767MMTT destinada à Força Aérea da
Colômbia (FAC). Atualmente estão sendo desenvolvidas negociações com vistas ao
fornecimento de três exemplares para a Força Aérea Brasileira (FAB) com o
propósito de ocupar a vaga deixada no Esquadrão Corsário pelos já desativados
KC-137.