Ataques de A-29 da Força Aérea Afegã matam comandantes insurgentes

A-29 Super Tucano na chegada ao Afeganistao - foto 4 USAF

Na segunda-feira, 18 de abril, o site IHS Jane’s publicou reportagem sobre ataques aéreos realizados por aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã, contra alvos insurgentes na província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão.
A-29 Super Tucano na chegada ao Afeganistao - foto USAF
Diversas fontes informaram ao IHS Jane’s que os ataques, realizados em 15 de abril a partir de Kabul, marcaram a primeira missão de combate confirmada do Super Tucano no Afeganistão.

Três comandantes insurgentes morreram – Foram três ataques realizados à noite no vale Khostak, no distrito de Jurm, um dos principais pontos fortes de insurgentes na região, e que tiveram como resultado a morte de três dos comandantes insurgentes, dois locais e um natural do Tajiquistão. No ataque a este último, toda a família foi morta, num total de 12 pessoas, segundo fonte do Exército Nacional Afegão.

Ainda segundo o IHS Jane’s, uma fonte diplomática com familiaridade com assuntos da Força Aérea Afegã afirmou que os alvos foram atingidos com sucesso pelo A-29, que utilizou bombas para atacá-los.
Afghan Tactical Air Controllers train near Kabul

Os alvos foram designados por coordenadas fornecidas por plataformas ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) não especificadas pela fonte. No momento, oito aeronaves A-29 Super Tucano estão em serviço no Afeganistão, recebidas nos primeiros meses deste ano, e em 2018 deverá ser finalizada a entrega de todos os 20 exemplares encomendados.
Treinamentos em março – Apesar de fotos da missão ou detalhes sobre a designação dos alvos não terem sido revelados (e, mesmo que tivessem, vale destacar que as informações falam de surtida noturna), o site da missão Resolution Support (RS) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que sucedeu no início do ano passado a Força Internacional de Assistência em Segurança (ISAF), trouxe no final do mês de março algumas fotos e informações sobre treinamentos que vinham sendo feitos com o A-29 Super Tucano.

As imagens ao lado e abaixo são de treinamento realizado com munição real em 27 de março, segundo o site da RS, e envolveram aeronaves A-29 Super Tucano (asa fixa) e MD530F “Jengi” (asas rotativas), operando em coordenação entre o Força Aérea e o Exército Afegãos.

O treinamento contou com a assessoria de pessoal da OTAN, mas nesse caso (segundo a nota da RS), apenas assistindo ao trabalho dos controladores táticos aéreos afegãos, que coordenaram os ataques em campo de treinamento próximo a Kabul.

A foto ao lado (do capitão Eydie Sakura da USAF – Força Aérea dos EUA) mostra a explosão de uma bomba de 250 libras lançada por um A-29 Super Tucano no treinamento de 27 de março. Os controladores coordenaram não só pedidos de ataques, mas também de evacuação aérea de feridos, apoio aéreo aproximado, ressuprimento e transporte aéreos. Também diferenciaram ataques superfície-ar dos ataques superfície-superfície, para as operações do Exército Afegão.
Fonte: Poder Aéreo
FOTOS:  USAF


Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »