pássaro do deserto armazena água de forma inusitada



Namaqua-Sandgrouse.jpg.990x0_q80_crop-smart

Quando você vive no deserto, você tem que ser criativo sobre como obter e transportar água. Isto é particularmente importante, principalmente quando você tem uma ninhada de filhotes recém-nascidos que precisam de água para sobreviver. Esse é o sandgrouse (também conhecido como Cortiçol), encontrado em partes áridas do sudoeste da África, transporta a água de alguma fonte para seus filhotes dentro de suas penas ou barriga.

Cortiçol-de-barriga-preta
Esses pássaros são encontrados em, geralmente, campos abertos, como planícies, savanas e semi-desertos. Eles também têm pequenas cabeças, pescoços e corpos resistentes, que variam em tamanho de 24 a 40 centímetros de comprimento e de 150 a 500 gramas em peso. Os adultos machos são maiores e mais coloridos que as fêmeas. Eles têm fortes penas e asas pontiagudas, dando-lhes um voo rápido e direto.
Cortiçol-de-barriga-preta

No frio da manhã no deserto, o macho voa até 32 km para achar alguma reserva de água rasa, para então armazenar em sua barriga ou penas. Graças a extensões nas penas, um sandgrouse pode absorver e transportar até 25 mililitros de líquido. Isso é perto de duas colheres de sopa.
Cortiçol-de-barriga-preta
Essa espécie se alimenta principalmente de sementes – outros alimentos também são consumidos, entre eles incluem brotos verdes e folhas. Uma coisa interessante sobre eles, é que, só se alimentam de insetos, como formigas e cupins durante a época de reprodução. A dieta de muitos sandgrouse é altamente especializada.

fonte: Wikipedia/MNN
foto(s): NATUREPHOTO

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »