Você congelou água errado a vida inteira. Veja como fazer gelo em SEGUNDOS

Reprodução

Gelo é essencial para muitas bebidas, especialmente no calor. Refrigerante, sucos, bebidas alcoólicas e até a própria água; coloque uns dois cubos de gelo e fique livre do mundo de fogo e enxofre que é nosso Brasil. Mas o ruim é quando você não tem gelo, e tem que esperar a água congelar antes de poder usar. E você provavelmente congelou água de maneira errada a vida toda.

O fato é que água quente congela muito mais rápido que água fria. Parece não fazer muito sentido, afinal a água quente deve ir decaindo  temperatura até igualar à do recipiente gelado, o que deveria levar muito tempo.

Mas há várias coisas que ajudam a água quente a congelar mais rápido que a água fria. Por exemplo, aquela camada fina de gelo, que se forma sobre a superfície da água fria faz ela congelar mais devagar, pois cria uma camada de isolamento entre o ar frio e a água. A água quente é mais propícia a ser supercongelada, porque ela vai se solidificando por inteiro, ficando totalmente em uma forma pastosa antes de congelar.

A água quente congela mais rápido porque ela tem menos bolhinhas de gás, que se formam a partir de gases dissolvidos na água a medida que ela esfria. Quando a água quente foi aquecida, esses gases podem ter sido evaporados, expulsos. A água usa essas bolhas como pontos de partida para o congelamento, mas como na água quente tem poucos, ela congela por inteiro.

Por isso, da próxima vez que for colocar água no congelador para fazer gelo, ferva a água entes de colocar nas formas de gelo; mas cuidado, a forma tem que ser um pouco resistente, ou vai derreter com a água fervente.


Isso vale também para ferver a água: água quente ferve mais rápido do que a água gelada.
Outra maneira divertida de fazer gelo:



Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »